Foto: Joyce Noronha (Diário)
Cônsul da Itália no Rio Grande do Sul, Roberto Bortot esteve em Santa Maria e na Quarta Colônia, em novembro
O novo cônsul italiano do Rio Grande do Sul, Roberto Bortot, esteve na Região Central para trocar ideias com os cônsules regionais e conhecer os municípios que têm sedes do consulado. Residindo no Brasil há cerca de três meses, Bortot veio a Santa Maria em novembro, participou da Romaria da Medianeira e conheceu a Quarta Colônia, área que ficou emocionado.
- Nem lá, na Itália, tem este tipo de sentimento de propriedade da nossa cultura, este amor pelo país de origem. É interessantíssimo. Tenho que transmitir esta descoberta e este sentimento lá em Roma - declarou o cônsul.
Bortot conta que não vinha ao Brasil há cerca de 10 anos e agora deve passar os próximos quatro morando em Porto Alegre, na vaga de cônsul estadual. Até sua passagem por Santa Maria, o cônsul não tinha conhecido o governador eleito, Eduardo Leite (PSDB). Mas diz que pretende fazer uma gestão próxima ao governo estadual e unida da população em busca de melhorias e parcerias entre Itália e Brasil.
Receita Federal abre consulta ao sétimo lote de restituição do IRPF 2018 na próxima segunda-feira
Uma das ideias de Bortot, que segundo ele partiu de conversas com os cônsules regionais, é criar bolsas para estudantes gaúchos na Itália, em que ocorra o intercâmbio de alunos italianos para o Brasil. Assim os italianos poderiam passar meses em locais como a UFSM.